sexta-feira, 14 de junho de 2013

Extrema-mos!





“He was always serious about being a soldier first, a pilot second.”  Cpt Shaker, 1965, Vietname.

No Benfica a filosofia é mais ou menos a mesma, só que mais extrema.

Primeiro que tudo és extremo, e só depois é que és trinco (ou casado e com 3 filhos).

Djuricic, Markovic, Suljemani. Ficámos a perceber que as carências do plantel que praticou o futebol atacante mais espectacular no campeonato e taça uefa, estavam todas no ataque.

JJ e LFV são com certeza visionários, porque parece que passaram as últimas 3 épocas a olhar para uma parede. E a parede devia tar cheia de trincos e laterais esquerdos.

Todos os Verões fico sempre surpreendido pela incrível capacidade que os dirigente do Benfica têm em contratar jogadores que eu pensava que não precisávamos.  Nunca falha. Até dá para acertar relógios. “O Benfica contratou um gajo para uma posição onde já temos 50? Opaaaaah, já estamos em Junho outra vez?”

A análise foi feita na estrutura Benfiquista e, olhando para as habituais contratações,  a conclusão é simples.

O Benfica tem poucos extremos.  Em ataque organizado o Benfica ataca com 9, o que quer dizer que o JJ precisa de 9 extremos titulares mais 9 no banco para o caso de se lesionarem todos ao mesmo tempo. Mais uma santinha para equilibrar a defesa nos contra-ataques. Em 2011, JJ continuava sem ver evolução da santinha para jogar a extremo e resolve contratar um trinco, Artur, que é de longe o maior recuperador de bolas da época.

No principio da época 2012-2013, irritado com a falta de evolução do Javi Garcia como extremo, resolve vende-lo. Compreende-se. Nunca lhe vi um cruzamento de jeito.

Mas isto deixou espaço para mais um extremo no plantel. Entra Matic, que insiste em nunca ir à linha cruzar. Claro que isto irritou o JJ. Depois desta época, se o Matic fosse 30cm mais baixo tinha fico surdo.

Melgarejo, Enzo, Gaitan, Ola John, Salvio, Rodrigo + Suljemani, Djuricic. Dá 8 para 9 posições. Ficaremos pacientemente à espera da contratação do próximo extremo. A não ser que seja o Oblak. E depois de mais 9. E se algum deles se lesiona? Ficamos com a criança nas mãos?

No meio de tanto extremo, houve sempre um senhor  que nunca passou por extremo. Claro que o terceiro anel reparou . Não dribla ninguém, não avança com a bola numa diagonal para o meio, não faz 30 sprints nos primeiros 20minutos e depois passa o tempo a arrastar-se, não faz cuecas. A única coisa que ele tem de extremo é a fantástica falta de vontade para defender.  Mas isso não chega ó Cardozo!

A única coisa que o homem faz é marcar golos. Em catadupa, o palerma. E agora parece que se vai embora. Se já tivéssemos extremos suficientes nesta altura, não precisávamos de adaptar o Markovic a extremo e estava tudo resolvido. É o que dá não preparar a época.

1 médio defensivo a sério para rodar no meio campo, 1 lateral esquerdo para rodar com o Melga, 1 lateral direito titular,  1 central se o Garay sair. 0 extremos. Mas isto sou eu,  que falta-me técnica.




3 comentários:

  1. "Depois desta época, se o Matic fosse 30cm mais baixo tinha fico surdo."
    LOL

    Já agora, adorei o serviço público. Ensinar a olhar para uma parede não é para qualquer blog

    ResponderEliminar
  2. Mats,

    Excelente artigo! Cada vez mais me convenço que os verdadeiros inimigos de um Benfica de sucesso estão dentro de portas. São aqueles que pensam que mesmo num sistema viciado como o futebol português, pode-se ser incompetente (ou competente, dependendo do ponto de vista...) e mesmo assim ganhar-se.

    Como diria Einstein: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa uma e outra vez, e esperar resultados diferentes.”

    Por tudo isso o Benfiquista sofre...

    ResponderEliminar
  3. Falta o Nolito que regressa ao Benfica. Lá está o nono extremo.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?